segunda-feira, 22 de junho de 2009

Música pra ouvir no celular


Dia desses estava com algumas amigas conversando sobre trivialidades quando uma delas pegou meu celular pra fazer uma ligação e, logo após começou a mexer nele.

- Tem música?
- Algumas, só não sei se você vai gostar.
- Deixa eu ver então.

Continuamos o papo de forma quando, de repente, minha amiga grita:

- Você ainda ouve Legião Urbana?!?!?

(Pra entender a surpresa dela é preciso de uma informação importante: eu sou fã da Legião Urbana desde que me entendo por gente - a única criança da minha sala que cantarolava "Será" na hora do recreio - desculpa, sempre tive bom gosto.)

- Ué, qual a surpresa?
- Eu não te vejo tem uns 10 anos e você ainda ouve a mesma coisa? Não enjoa?

(Era um reencontro de veeeeelhos amigos de escola.)

- Eu canso é de ouvir as bandas de hoje, sem conteúdo, com uma melodia grudenta e que ainda fazem prancha no cabelo!
- Caraca, mas tem quase 10 anos!
- Pra ver como algumas coisas não mudam nunca.

Em meio ao inconformismo da minha amiga, uma outra se juntou à conversa.

- Sabe qual era o diferencial deles? Eles tinham letra. Não é só uma música pra dançar, é música pra pensar também. Se o Renato estivesse vivo, faria mais sucesso do que todas essas bandinhas juntas.
- Ah, pra mim é música velha!

(Nesse momento esqueci a amizade e tive vontade de matá-la, juro, mas consegui me conter.)

- Música velha? Tá doida? São clássicos atemporais que, mesmo tendo sido escritos sei lá quando, ainda se enquadram na nossa realidade.
- Tá bom, tá bom, desculpa, é que isso também não é música pra carregar no celular.
- E o que que eu tenho que colocar no celular pra ouvir?
- Sei lá, alguma coisa mais animada.
- Desculpa, na próxima eu coloco o cd do Mc Créu.


Depois dessa breve discussão sobre meu gosto musical e que música deve entrar no repertório de um celular eu fiquei pensando no que minha amiga intrujona disse: "Imagina se o Renato estivesse vivo?". Eu adoro rock nacional, sou suspeitíssima pra falar. Capital Inicial, Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso... mas a minha preferência sempre foi Legião. Por quê? Sei lá, mas quando ouço aquela voz cantando "Há tempos que os jovens adoecem, e há tempos que o encanto está ausente, e há ferrugem nos sorrisos...", me dá um frio na espinha. É uma identificação muito forte e uma adequação com a realidade quase absurda. Quem ao ouvir o refrão de "Que país é esse?" não tem o súbito impulso de gritar "É porra do Brasil!"? Ou quem não se sente um imbecil pela própria passividade quando ouve "Perfeição"? É inegável, Renato tinha (e ainda tem) o poder de despertar sentimentos quaisquer que sejam. Da alegria extrema à profunda melancolia. Amor, revolta, ódio, compaixão, inconformismo... os melhores e os piores sentimentos são incutidos em nossa alma através de canções singulares. Ouvir Legião é um momento de catarse, como se fosse possível expurgar os próprios pecados, conseguir alívio pra alma e alcançar a redenção. É por isso e por outros motivos que Urban Legio Omnia Vincit!!



5 ficaram (des) consertados:

Matuto disse...

Antigo não... Clássicos.

Nunca vou esquecer da época em que eu ficava ouvindo rádio esperando tocar a musica que eu queria para gravar na fita K7.

Bons tempos...

Digão disse...

Oie!! Dando uma passada aqui!! Muito legal seu blog. Quanto ao assunto Legião a questão é o seguinte: a tendência de hoje é a produção em massa de músicas cada vez mais superficiais e descartáveis, com intuito de vender e possuir dinheiro rápido. Sempre foi assim mas hoje em dia é de uma proporção muito maior. Músicas que têm somente alguns anos recebem o rótulo de "velhas" porque as pessoas se acostumaram com o "último sucesso do verão". Com isso, artistas talentosos não têm espaços na grande mídia e o resultado é a reação dessa tua colega.

Major disse...

Classico ja diz tudo...nao morre nunca...

Anônimo disse...

Os clássicos nunca morrem...ainda bem! =D

Unknown disse...

Oi Suéllem!

Gostei muito desse texto do Legião, pude imaginar perfeitamente aqui a conversa entre vc e suas amigas. rsrs

Bjo!!