segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Orkut: um morto muito louco

Desde que começou a lenda urbana da morte do Orkut, ele já mudou de layout, lançou uma versão genérica do "like" e mais algumas coisas que eu realmente não vou lembrar agora. Mas nesse verão ele decidiu fazer algo diferente (sic). Há alguns dias foi anunciado no blog da rede social uma nova funcionalidade: Hashtag nas comunidades do Orkut. Agora, todo post pode conter uma hashtag, que é uma palavra (ou palavras) sem espaço e que são antecedidas pelo símbolo #, assim como acontece no Twitter. Quem clicar em uma determinada hashtag será direcionado para uma página especial com todo o conteúdo relacionado ao assunto.


Essa é de longe uma funcionalidade que eu gosto muito e sinto falta no Facebook. Talvez o Zuckie ache que seu público não quer segmentação, mas se ele pretende levar à frente seus planos de transformar sua rede social em um centralizador de informação, talvez devesse começar a pensar com mais carinho sobre isso.

Agora será que o público vai gostar e se adaptar? Será que esse é o indício de que o Orkut está longe de morrer? Ou será apenas uma tentativa desesperada de ressuscitar um cadáver? Vamos aguardar e ver quais dessas perguntas serão respondidas. Mas ao que tudo indica o Orkut está provando que pode até estar morto, mas longe de ser enterrado.

0 ficaram (des) consertados: