quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cerveja Duff no Brasil



A disputa entre a cerveja queridinha dos brazucas ganhou mais uma concorrente de peso, mais precisamente o peso da barriga de Homer Simpson. A Duff, que já é sucesso de vendas em países como Espanha, França e Itália, chega por essas terras para disputar o coração (e o fígado) dos amantes da bebida. 

Parecia uma coisa meio óbvia, até eu mesma, sempre que via o desenho me perguntava “por que raios ninguém ainda tá fabricando essa cerveja?”. A resposta era ainda mais simples: direitos autorais. Afinal a Fox – o canal que detém os direitos de imagem dos Simpsons – nunca iria liberar a comercialização. Hum, será mesmo? Bem, como tudo na lei é manipulável, parece que foi mesmo encontrado uma brecha e um mexicano, Rodrigo Contreras, registrou a marca.


Analisando “marketinglogicamente” (adoro neologismos rs), é fácil explicar o sucesso da Duff. Mesmo sem nenhuma propaganda, o público já conhece a marca há 23 anos (tempo que Os Simpsons estão no ar). E que a família amarela da Fox é um símbolo forte, ninguém pode negar. Entretanto, essa mesma força “marketinglógica” (rs²) foi o que fez a Fox não permitir a comercialização, já que isso poderia induzir crianças ao consumo de álcool. Particularmente acho tudo lindo na teoria, mas se a Fox não quisesse incitar o consumo da bebida, ela simplesmente não existiria no desenho. Whatever, vida que segue.

Num mercado em que a Heineken está se reposicionando, a Budweiser está correndo por fora e marcas como a Devassa se mantém com campanhas polêmicas, será que a Duff irá encontrar seu lugar ao sol? Potencial pra isso ela tem, com certeza.

Além de cerveja, a Duff também comercializa energéticos. Veja no site onde encontrar a belezinha. O último a sair do bar apaga a luz.

(p.s: falando em campanha polêmica da Devassa, o que diabos eles querem fazer com o Silvio Santos numa campanha? Provar que até o homem do baú tem um lado devasso? Avá! ¬¬)

0 ficaram (des) consertados: